Pular para o conteúdo principal

Mulher morre de hepatite fulminante após tomar 'pílula de dieta'

Mulher morre de hepatite fulminante após tomar 'pílula de dieta' Edmara Silva de Abreu, enfermeira de 42 anos que morreu na manhã de ontem em São Paulo, foi diagnosticada com hepatite fulminante após consumir um composto de uma "erva dietética". Vendido em cápsulas, o produto é dito ser "natural" e contém ervas como chá verde, carqueja e mata verde, substâncias hepatotóxicas (que podem causar danos ao fígado) nos ingredientes. Segundo a prima de Edmara, Monique de Abreu Saraiva Artecio, professora de educação física de 35 anos, a enfermeira estava "muito saudável" e começou a sentir náuseas há duas semanas. "Minha prima tem sido uma pessoa muito saudável, é enfermeira obstetra, e sua saúde estáva excelente. Há duas semanas, ela começou a ter ânsia de vômito, que se tornou mais frequente", disse Monique.


Edmara, que trabalha no Hospital e Maternidade Santa Joana, decidiu consultar um médico e foi internada imediatamente, pois a equipe suspeitava que fosse um problema de vesícula na época. "Então eles fizeram exames para descobrir o que era e descobriu que ela tinha hepatite fulminante"...

De acordo com Monique, os médicos fizeram mais exames para determinar se a doença se devia a uma exacerbação da leptospirose ou da dengue, que muitas vezes é a causa de danos ao fígado, mas os resultados em ambos os casos foram negativos.

"Então eles levaram todos os remédios dela ao médico. Foi quando viram esse frasco de '50 pílulas dietéticas' e perceberam o quanto era esse produto." Segundo a prima, Edmara comprava a droga pela internet. No entanto, a família não sabe quando os enfermeiros começaram a utilizá-lo.

Edmara foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), que é referência para casos de hepatite. Ela fez fila para um transplante de fígado, passou por um coma induzido e finalmente passou por uma operação de 12 horas no sábado (29).

No entanto, o corpo da enfermeira rejeitou o novo órgão e os médicos confirmaram que Edmara estava com morte cerebral nesta quarta-feira (2). Na madrugada do dia seguinte, ela morreu de parada cardíaca.

"Ela acreditava na droga, mesmo achando que era natural, mas a embalagem dizia que eram apenas ervas. Não eram listras pretas, e não havia droga que parecesse perigosa. Ela não estava tomando mais nada, só isso. um", ela relata Say. primo. "É importante falar sobre isso para que outras famílias não passem pela dor que estamos passando hoje."

Produto proibido no Brasil

A Anvisa informou que o produto está proibido no país desde 2020 por não ser regulamentado como medicamento. "50 produtos fitoterápicos para emagrecer que não podem ser classificados como alimentos ou mesmo suplementos alimentares por conterem ingredientes não autorizados para uso em alimentos. sene, dente-de-leão, pau-ferro, gotu kola. como medicamentos fitoterápicos, não em suplementos alimentares", disse um comunicado.

A agência disse que emitiu duas medidas proibindo "comercialização, distribuição, fabricação, publicidade e uso, além da apreensão e destruição de produtos". A primeira medida é para a empresa Pró-Ervas em 18 de novembro de 2020, e a segunda, para o produto 50 Ervas Emagrecedor Forte - Natuviva, em 2 de março de 2021.

Cuidado

"Desconfie de produtos com promessas milagrosas, que prometem emagrecimento fácil ou qualquer outro tipo de ação de tratamento, cura ou prevenção de doenças. Todo produto com ação terapêutica precisa estar regularizado na Anvisa como medicamento", finaliza comunicado. A reportagem tentou localizar a Pró-Ervas, responsável pela produção do medicamento que é amplamente revendido online em diversas plataformas, mas não encontrou nenhum representante da empresa até o momento. O texto será atualizado quando houver novas informações.

Fonte: UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baixe 15 Receitas Low Carb de Graça!

CLICK AQUI!   e Baixe o PDF Grátis. 15 RECEITAS LOW CARB PRÁTICAS E DELICIOSAS A dieta não precisa ser um sofrimento: veja 15 receitas low carb deliciosas e fáceis de fazer! Cada vez mais pessoas seguem a dieta lowcarb, ou seja, uma dieta pobre em carboidratos. Quem tem esse estilo de vida evita comer alimentos com farinha de trigo, doces, leite e também legumes com muitos carboidratos, como a batata e o aipim. Como em toda dieta, comer sempre a mesma coisa pode cansar, né? Para te ajudar, a RECEITAMENTE fez uma seleção com 1 0 receitas low carb  para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar! São receitas práticas, fáceis de fazer e, claro, deliciosas. Para conferir os ingredientes e modo de preparo, baixe o PDF é de Graça. CLICK AQUI!   e Baixe o PDF Grátis.

PARE AGORA de jogar a casca da laranja no lixo!

Você já jogou fora a casca de uma laranja? Hoje vamos revelar como esse lixo é, na verdade, um tesouro nutricional. O chá da casca da laranja, uma bebida milenar usada por civilizações antigas, tá ganhando o mundo como um poderoso aliado da saúde. E não é para menos.  A casca concentra até 10 vezes mais vitaminas e compostos bioativos que a polpa. Vamos começar pelo seu superper antioxidante. A casca rica em flavonoides como a esperidina e a naringenina. Essas substâncias combatem os radicais livres. Moléculas que aceleram o envelhecimento e causam doenças como câncer e Alzheimer. Estudos da Universidade de Kyoto, no Japão, comprovam que esses flavonoides reduzem o estress oxidativo em até 40%. Pense nisso como um escudo protetor para suas células, mas os benefícios não param por aí. O chá é uma fonte explosiva de vitamina C, menos até três vezes mais que o suco da laranja. Essa vitamina fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Além disso, a casca contém del...

Chá de Hibisco: "Derrete" Inchaço, Regula a Pressão e Protege seu Coração

 Imagine segurar nas mãos uma xícara fumegante com um líquido de cor rubi intensa. Esse é o chá de hibisco menos bonito, aromático e muito mais poderoso do que parece. Por trás dessa aparência delicada, ele esconde um arsenal de nutrientes capazes de beneficiar a saúde de formas surpreendentes. O hibisco é preparado a partir das pétalas secas da florbiscuarifa, rica em antioxidantes, vitaminas e minerais.  Por séculos, ele foi usado em diversas culturas, não só como bebida refrescante, mas também como um remédio natural para melhorar a circulação, regular a pressão arterial e reforçar as defesas do organismo. Seu sabor levemente ácido e frutado já conquista o primeiro gole, mas é nos bastidores do nosso corpo que o hibisco mostra sua força. Ele é rico em antocianinas e flavonoides, menos compostos naturais que ajudam a combater o envelhecimento precoce das células, protegendo o coração, o cérebro e até a pele contra os danos causados pelos radicais livres. Muitas pessoas desco...