Foto impactante agita redes sociais:
Uma fotografia tirada ao pôr-do-sol no sul da Itália tem viralizado nas redes sociais do mundo inteiro. O autor da foto foi apontado como sendo um empresário italiano chamado Alfredo Lo Brutto, de Agropoli.
Nas imagens, vê-se uma figura de luz formada pelos raios de sol entre as nuvens. Suas formas evocam Jesus Cristo, em pé sobre o Mar Tirreno, e foram apontadas por outros internautas como semelhantes às da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
A postagem originalmente feita pelo perfil em nome de Alfredo Lo Brutto não está mais disponível no Facebook (pode ter sido apagada por ele ou tido suas configurações de privacidade alteradas), mas, por ter sido compartilhada por outros internautas (como neste link), ainda é possível conferir o que dizia:
“Fiquei encantado com a visão. Eu não costumo compartilhar fotos nas mídias sociais, mas quando tirei esta, senti na hora que eu queria que mais pessoas também a vissem, porque era linda”.
Pareidolia
Caso se trate de uma imagem autêntica, ela pode ser descrita como um exemplo de pareidolia, termo científico para o fenômeno por meio do qual desenhos abstratos são interpretados pela mente humana como formas reais. A palavra vem do grego para-, semelhante a, e eidolon, imagem, figura.
Pode-se falar em “milagre”?
Não. Não se pode falar tecnicamente em milagre quando existem explicações científicas plausíveis para um acontecimento. É muito comum que elementos da natureza apresentem formas curiosas e inspiradoras, inclusive recordando pessoas. Pode acontecer não só com as nuvens, mas também com flores, com a disposição dos ramos de uma árvore, com os contornos de uma montanha, com as curvas de um rio fotografado do alto…


Comentários
Postar um comentário