Pular para o conteúdo principal

OS BENEFÍCIOS DA PIMENTA 🌶🌶


🌶🌶🌶🌶🌶🌶

Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes.

Segundo o médico homeopata Marcio Bontempo, autor do livro Pimenta e seus Benefícios à Saúde, além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.

OS BENEFÍCIOS DA PIMENTA

Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas, saiba que diversos estudos recentes têm revelado que a pimenta não é um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão.


DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE

Baixa imunidade

– A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate à aids com resultados promissores.

Câncer

– Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constataram que houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.

Depressão

– A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Enxaqueca

– Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais potentes, que atenuam a dor.
Esquistossomose – A cubebina, extraída de um tipo de pimenta asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a doença em cobaias foi eliminada.

Feridas abertas

– É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente sobre a pele machucada.

Gripes e resfriados

– Tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula.

Hemorróidas

– A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico.

Infecções

– O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração

– A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardíaco em 30 segundos. Ela contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade

– Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta

– Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a pressão arterial.

Reumatismo, artrite e artrose

– Recomenda-se a aplicação de compressas quentes ou frias nas articulações, feitas com 250 gramas de pimenta vermelha socada e misturada a uma pasta de purê de inhame. Use uma vez ao dia até a melhora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 receitas fit com farinha de pipoca

Tá procurando um estilo de vida saudável e não sabe por onde começar? Aqui vão 4 receitinhas com farinha de pipoca, a mais nova queridinha farinha da galera FIT, que, além de ter muitas fibras, ainda é low carb. Só para você ter uma ideia, a farinha de pipoca contém apenas 6,5 calorias em uma colher de sopa, já a farinha branca contém 72 calorias. Uma baita diferença né? Então, veja como preparar. Farinha de Pipoca Modo de fazer –  Faça a pipoca normalmente, sem temperar. Logo após, bata a pipoca no liquidificador até virar uma farinha fina. Prontinho! Você já fez a sua farinha de pipoca. Agora vamos àquelas 4 receitinhas: Para seu café da manhã – CREPIPOCA Ingredientes: 1 ovo 1 colher de sopa de água filtrada 1 colher de sopa de farinha de pipoca Modo de fazer:   Mexa todos os ingredientes em um recipiente. Numa frigideira untada, despeje a mistura e leve ao fogo até a crepipoca descolar, vire e deixe por mais uns segundos até corar. ...

Baixe 15 Receitas Low Carb de Graça!

CLICK AQUI!   e Baixe o PDF Grátis. 15 RECEITAS LOW CARB PRÁTICAS E DELICIOSAS A dieta não precisa ser um sofrimento: veja 15 receitas low carb deliciosas e fáceis de fazer! Cada vez mais pessoas seguem a dieta lowcarb, ou seja, uma dieta pobre em carboidratos. Quem tem esse estilo de vida evita comer alimentos com farinha de trigo, doces, leite e também legumes com muitos carboidratos, como a batata e o aipim. Como em toda dieta, comer sempre a mesma coisa pode cansar, né? Para te ajudar, a RECEITAMENTE fez uma seleção com 1 0 receitas low carb  para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar! São receitas práticas, fáceis de fazer e, claro, deliciosas. Para conferir os ingredientes e modo de preparo, baixe o PDF é de Graça. CLICK AQUI!   e Baixe o PDF Grátis.

🌟 Descubra as Barbies mais INCRÍVEIS inspiradas em celebridades e ícones do mundo pop! 💃💖✨

Prepare-se para ficar de queixo caído com a ousadia e a transformação radical da Barbie ao longo dos anos! Desde sua criação em 1959, ela tem encantado o público com sua aparência de modelo, cabelo longo e loiro, e formas únicas que a tornaram um ícone instantaneamente reconhecível! 😍👠💋 Mas sabia que a Barbie também se tornou uma verdadeira homenagem a celebridades famosas? 😮💫 Dê uma espiada nessa lista exclusiva e descubra quais estrelas ganharam suas próprias versões deslumbrantes: 🎤 Cher, a diva do pop, não apenas ganhou uma, mas DUAS bonecas Barbie inspiradas em seus incríveis figurinos! A mais recente, lançada em 2007, homenageia seu look nativo-americano, enquanto a primeira foi baseada na capa de um de seus álbuns mais icônicos! 💃 Cyndi Lauper, a dona do hit "Girls Just Wanna Have Fun", também teve sua própria Barbie lançada em 2009! Com cabelos vermelhos e toda a rebeldia dos anos 80, essa boneca é uma verdadeira joia para os colecionadores! 🎬 Audrey Hepburn, ...